Pão integral: o que é, quais os benefícios e qual a sua diferença face ao pão tradicional são algumas das principais dúvidas das pessoas que desejam iniciar novos hábitos alimentares. Afinal, quando o assunto é mudança na alimentação, é preciso estar atento ao que é consumido.
O que é pão integral?

O pão integral vem ganhando destaque na rotina de uma alimentação saudável.
O pão integral pode ser composto por farinha de trigo, farinha de trigo integral e/ou fibra ou farelo de trigo, além de outros elementos como centeio.
O grão de trigo possui cor e tamanhos diferentes, o que pode variar de um cultivo para o outro e ao longo das estações do ano. Geralmente, o seu formato é mais oval e as suas extremidades mais arredondadas.
Este grão passa por um processo no qual é triturado e ganha a sua textura de farinha (em pó), sendo que essa farinha tem três denominações populares: farinha de trigo, farinha branca ou farinha de trigo refinada.
No entanto, para que essa farinha se torne integral, os grãos são triturados inteiros, preservando os seus nutrientes. A sua cor é mais escura, facilitando a sua distinção da farinha de trigo normal.
Como saber se o pão realmente é integral?
Atenção: nem todos os produtos que possuem na sua embalagem ou rótulo “pão integral”, são realmente pão integral.
Portanto, na altura de escolher o pão, atenção aos ingredientes que estão incluídos na sua composição. Isto porque o pão integral contém quantidades generosas de grãos integrais, ideias para quem procura uma alimentação rica em fibras e nutrientes.
Um aspecto característico do pão integral é que contribui para que a digestão se torne mais lenta, fazendo com que o organismo se sinta saciado por um período mais longo. Além disso, ele acelera o metabolismo, ajudando quem procura emagrecer com qualidade.
Seguindo as inúmeras tendências que visam proporcionar mais resistência física e melhorar a saúde através de uma alimentação equilibrada, o pão integral tem-se tornado popular entre diversas comunidades, como por exemplo os vegetarianos.
Pão integral x pão branco: qual a diferença?
O pão branco é composto por farinha de trigo branca. Já o pão integral é produzido através de uma farinha mais escura — como já mencionámos anteriormente —, a farinha integral, que é o seu principal ingrediente.
Como identificar a diferença de um para o outro? É simples! Na tabela nutricional, todos os ingredientes são discriminados através de sua quantidade no produto, sempre do maior para o menor.
Assim, se quiseres adotar uma alimentação com mais benefícios para a tua saúde, opta pelos pães que contêm maior percentagem de farinha integral no índice nutricional.

O pão com grãos e integrais ultraprocessados são outros alimentos que não devem ser colocados no lugar do pão integral.
Outro ponto importante que requer atenção tem a ver com os pães com grãos: um pão com grãos não significa que ele seja integral — são coisas completamente diferentes. Isto porque os grãos têm como finalidade elevar a quantidade de fibras e nutrientes, no entanto possuem alto índice de calorias.
Atenção também aos pães integrais ultraprocessados, pois possuem ingredientes alterados e com muitos aditivos, cuja finalidade é deixar o pão ainda mais macio e, por consequência, garantir maior durabilidade do produto.
Por isso, lembra-te que o verdadeiro pão integral é feito apenas de alguns ingredientes, nomeadamente: farinha, água, fermento e sal. Ao consumi-lo, vais notar que ele é mais duro face aos outros pães e que a sua validade deverá ser mais reduzida.
5 benefícios do pão integral

Além de ser rico em fibras e ter menos calorias, o pão integral contém outros benefícios para a saúde.
Rico em fibras
Diferente do pão branco, o pão integral contém na sua fórmula maior percentagem de fibra. Essas fibras são importantes, pois ajudam a regular o intestino e reforçam a saciedade.
Menos calorias
Enquanto o pão branco possui muitas calorias, o pão integral contém 30% a menos, pois a farinha de trigo, que torna o alimento muito mais calórico, não está presente na sua produção. No entanto, o facto do pão integral possuir menos energia não faz com que o consumo em excesso seja aconselhado.
Rico em vitaminas e minerais
O pão integral possui diferentes tipos de vitaminas, como, por exemplo, B1, B2 e B3. Além disso, inclui sais minerais, como fósforo, cálcio e potássio.
Ajuda a prevenir problemas cardiovasculares
O pão integral, quando ingerido de maneira correta, pode ajudar quem procura diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, principalmente em pessoas de meia-idade. Além disso, por conter grãos integrais, ele diminui problemas como tensão alta, ataque cardíaco, arritmia cardíaca, entre outros.
Saboroso
Não podemos deixar de fora o sabor do pão integral, não é? Além de ser benéfico para a saúde, ele possui sabores e texturas únicos, podendo ser combinado com inúmeras opções de alimentos saudáveis.
No nosso site podes encontrar deliciosos hambúrgueres vegetarianos feitos com ingredientes selecionados e fresquinhos. Queres aderir a um novo estilo de vida? Join The Clan da Cheeky Leeks!
Para saber mais, clica aqui para aceder ao nosso menu!
Acompanhem também o nosso Instagram.