Uma coisa é certa: a comida vegetariana está, cada vez mais, a ganhar espaço na rotina dos portugueses e nos alimentos que são colocados na mesa na hora das refeições. No entanto, antes de perceber se a comida vegetariana ajuda a emagrecer, é necessário entender o que tipo de refeição é essa. Vamos a isso?
O que é comida vegetariana?
Atualmente, há várias vertentes do vegetarianismo. Resumidamente, a comida vegetariana baseia-se num regime alimentar que anula a ingestão de todos os tipos de alimentos que incluem carne, como a carne vermelha, o frango, o peixe, os frutos do mar, entre muitas outras opções de comida com origem animal.
Nesse grupo incluem-se também as pessoas que não ingerem laticínios ou ovos, além da carne, como referido acima. Portanto, quem adere a essa nova filosofia de vida alimentar, divide-se em várias subcategorias. Abaixo, vamos explicar melhor cada uma delas.
É importante entender que a dieta voltada para a comida vegetariana é dividida em diferentes grupos, com as suas especificações de consumo. São eles: ovolactovegetarianos, lactovegetarianos, ovovegetarianos e, por último, vegetarianos estritos.
-
Ovolactovegetarianos
A dieta ovolactovegetariana é a mais comum entre quem está ainda no processo de transição alimentar. Além dos alimentos vegetais, considerados comuns nas refeições, esta dieta alimentar inclui ovos, leites e derivados, que possuem origem animal. Portanto, nesta primeira fase, já são descartadas das refeições a carne e os seus derivados.
Aliada a uma alimentação saudável, esta dieta pode proporcionar inúmeros benefícios de saúde, ajudando em diversos problemas relacionados com doenças cardíacas, prevenção de cancro (mama, próstata, colorretal e gastrointestinal) e perda de peso, entre muitas outras vantagens.
-
Lactovegetarianos
Essa modalidade do vegetarianismo, além de não permitir o consumo de nenhum tipo de carne, também exclui o ovo da alimentação. Para muitos portugueses, o ovo é uma das principais fontes de proteína, já para não falar dos seus restantes nutrientes.
Há várias alternativas para substituir o ovo, garantindo os seus benefícios, como as sementes de linhaça e de chia, o iogurte de soja, o puré de maçã ou de banana, entre outros alimentos.
Uma das grandes vantagens desta dieta é a redução do colesterol, a melhoria na qualidade de vida, para além da prevenção de inúmeras doenças cardíacas. De qualquer forma, é importante entrar em contacto com um profissional para recomendações mais aprofundadas e adequadas ao seu caso.
-
Ovovegetarianos
Nesse tipo de alimentação, as pessoas não consomem carne nem laticínios. Ou seja, só são ingeridos alimentos de origem vegetal e ovos. Além disso, é descartada a carne e produtos de origem animal, como leite, queijo, iogurte e requeijão.
Entre os grandes beneficiados desta dieta estão os intolerantes à lactose ou quem apresenta algum tipo de alergia à proteína do leite.
De notar ainda a importância de incluir na alimentação fontes vegetais de cálcio, como os brócolos e a couve, por exemplo, as nozes e as sementes no geral.
-
Vegetarianos estritos
Os vegetarianos estritos são conhecidos por se alimentarem exclusivamente com refeições de origem 100% vegetal, anulando qualquer alimento animal. Ou seja, é uma dieta completamente vegetal, o que pode dificultar uma transição imediata para algumas pessoas.
Esta dieta incorpora diversos benefícios: possui múltiplos nutrientes, como vitaminas e minerais, que atuam como antioxidantes, prevenindo diversos problemas de saúde. Ao excluir os produtos de origem animal, esta dieta também permite reduzir o colesterol, evitando doenças cardiovasculares.
A comida vegetariana ajuda a emagrecer: mito ou verdade?
Essa é uma dúvida bastante recorrente entre as pessoas que já aderiram a essa nova filosofia de vida alimentar, mas também para aquelas que pensam em mudar os hábitos dos alimentos colocados à mesa. Será que a comida vegetariana ajuda realmente no emagrecimento?
Tal como em qualquer dieta alimentar, é importante estar em contacto com um especialista para orientações mais específicas sobre a comida vegetariana, pois só ele saberá quais os alimentos e a medida certa para reduzir o peso. De qualquer forma, a dieta à base de plantas é uma ótima maneira de acelerar o metabolismo e reduzir a gordura corporal, quando comparada com outros tipos de alimentação.
De uma forma geral, sim, é possível emagrecer com a comida vegetariana, uma vez que essa dieta privilegia frutas e legumes, além de possuir várias restrições de laticínios. No entanto, é preciso ter muita atenção ao escolher essa forma de perder peso.
Como referimos anteriormente, sem orientação profissional fica quase impossível chegar aos resultados pretendidos, devido ao perigo da falta de nutrientes, uma vez que não consumir produtos de origem animal pode deixar o corpo com falta de ferro e de vitamina B12.
Por isso, para que o vegetarianismo realmente traga benefícios para a saúde, é necessário passar a consumir um número elevado de frutas, verduras e legumes. Tudo isso garantirá mais hidratos de carbono, proteínas e gorduras saudáveis, suprindo de forma correta a necessidade de fibras, minerais e algumas vitaminas.
Conhece a Cheeky Leeks
Gostaste de saber mais sobre o vegetarianismo? No universo da Cheeky Leeks, o fast-food saudável já é uma realidade no dia-a-dia de muitas pessoas. Queremos proporcionar uma explosão de sabor na tua alimentação, mas de maneira nutritiva para quem procura refeições mais rápidas.
Temos como filosofia o respeito pelo meio ambiente, garantindo uma postura sustentável e colaborando com a preservação de toda a natureza. Sabe mais sobre os nossos hambúrgueres artesanais e pratos vegetarianos. Faz o teu pedido agora mesmo no nosso site!