Os exercícios físicos são indispensáveis para quem procura uma vida saudável. Eles geram energia para o corpo funcionar melhor no dia-a-dia. Mas, para que tragam os melhores resultados, a alimentação pós-treino deve ser equilibrada e rica em nutrientes.
Quando fazemos atividades físicas com maior intensidade, o nosso corpo dá sinais de cansaço, através da transpiração e do aumento da frequência cardíaca. Por isso, devemos procurar uma alimentação pós-treino que nos forneça energia após o treino.
São várias as opções para manter uma dieta equilibrada depois da realização de atividades físicas. Por isso, é possível manter uma dieta variada de alimentos que inclua frutas, legumes e até hambúrgueres. Ficaste curioso? Continua a leitura!
5 alimentos para incluir na alimentação pós-treino?
Antes de falar sobre os alimentos que podem recarregar as energias gastas durante o treino, deves saber que o acompanhamento médico é fundamental para fazer dietas. Além disso, o apoio de nutricionistas é muito importante para selecionar os alimentos ricos em nutrientes.
Identificamos abaixo diversos alimentos pós-treino, entre legumes, frutas e outras opções, que podem ser incluídos nas refeições após alguns minutos do teino, para recarregar as energias. Confere!
1. Frutas
Os treinos levam à eliminação de um volume maior de água do corpo. Por isso, ingerir frutas que ajudam na reposição de líquidos é fundamental depois da atividade física. Além disso, a fruta pode ser combinada com fontes de proteínas para a recuperação muscular.
A maçã está entre as frutas que são indicadas para a alimentação pós-treino. É uma fonte de vitaminas, fibras e água, além de ajudar a inibir o apetite. Assim, a maçã também ajuda a potenciar a sensação de saciedade.
A melancia também é um alimento que ajuda a hidratar e remover toxinas presentes no corpo. Além de ser uma fruta leve e com baixo teor calórico, pode ser incluída no pós-treino em saladas de fruta ou ingerida sozinha.
Outra fruta que está presente na rotina das famílias portuguesas e pode ser consumida após as atividades físicas é a laranja. É um alimento rico em Vitamina C, sendo que a polpa da fruta pode gerar sumos excelentes e refrescantes.
Por último, mas não menos importante, está o ananás ou abacaxi. Tal como a laranja, é uma ótima fonte de vitamina C. Após o exercício, a ingestão de algumas fatias ajuda a refrescar o corpo e restabelecer os líquidos eliminados.
Lê também: Como manter uma alimentação saudável no quotidiano
2. Legumes
Quando se fala em legumes para consumir entre exercícios, é provável que penses na batata-doce, certo? Fica a saber que tens razão. É uma boa escolha para ter energia, antes e depois do treino, além de reduzir o apetite.
A beterraba também é um dos componentes que pode ser introduzido na dieta para potenciar a recuperação pós-exercício. Fica bem em diversas saladas, combinada com outros legumes e verduras. Consumir beterraba habitualmente ajuda o tecido muscular na absorção de nutrientes.
Os legumes são essenciais para manter uma alimentação saudável, não apenas depois do treino, mas também no dia-a-dia. A alface, os bróculos, a couve-flor e o espinafre são exemplos de legumes que garantem uma dieta rica e nutritiva para o nosso corpo.
Além das saladas, também é possível fazer sumos verdes com estes legumes, que proporcionam bebidas ricas em nutrientes para fortalecer o organismo.
Vê também: Como funciona a dieta Low Carb?
3. Hambúrguer vegetariano
Os hambúrgueres vegetarianos são uma boa opção para recarregar as energias depois das atividades físicas. Com ingredientes naturais e saudáveis, podem ser uma alternativa para quem procura uma dieta equilibrada, mas com muito mais sabor.
Em Lisboa, podes encontrar as melhores opções de hambúrgueres vegetarianos na Cheeky Leeks. Além de desfrutar de pratos artesanais deliciosos e sem qualquer adição de carne animal, também podes receber uma deliciosa refeição em tua casa. Pede agora mesmo!
Importante: Os alimentos mencionados ao longo do artigo devem ser consumidos em quantidades moderadas. Em caso de dúvida, procura um nutricionista e estabelece a relação ideal de alimentos para serem ingeridos no pré e pós-treino.
Lê também: A comida vegetariana ajuda a emagrecer?