Nos últimos anos a alimentação vegetariana – cuja base está nos alimentos de origem vegetal – e as práticas do vegetarianismo têm conquistado cada vez mais adeptos por todo o mundo. O que antes era visto como estilo de vida, hoje passou a ser uma preocupação social e de equilíbrio entre o ser humano e o meio ambiente.
Perante esta questão, muitas pessoas têm dúvidas sobre as razões para adotar uma alimentação vegetariana mas, para além de substituir os alimentos de origem animal pelos vegetais, existem outras práticas que podem ajudar para que se tenha uma vida mais saudável e em equilíbrio com o meio ambiente.
Sabe mais sobre os motivos pelos quais adotar as práticas do vegetarianismo são uma ótima escolha!
Afinal, o que é o vegetarianismo?
Antes de mais nada, é necessário compreender no que consiste a ideologia e prática do vegetarianismo. Trata-se de um hábito alimentar que exclui qualquer tipo de alimento que contenha proteína animal. Os vegetarianos não comem nenhuma variedade de carne nem peixe.
Apesar dos vegetarianos não comerem carne, consomem alguns produtos de origem animal, como ovos, leite e derivados. Além disso, existem diferentes tipos de vegetarianismo.
3 benefícios do vegetarianismo para todos
Está provado que uma dieta vegetariana pode trazer benefícios para a saúde, além de ser uma prática que ajuda o meio ambiente e a relação dos seres humanos com os animais, impactando o mundo.
Quando se pensa na saúde, por exemplo, estudos comprovam que uma dieta vegetariana ou vegana reduzem as hipóteses de desenvolvimento de doenças crónicas, degenerativas, hipertensão, diabetes e até mesmo alguns tipos de cancro.
No que diz respeito ao planeta, este modo de vida rejeita a crueldade contra os animais em diferentes âmbitos de consumo, tais como indústria alimentar, de vestuário, entre outras. Desta forma, confirmamos que as práticas do vegetarianismo conseguem beneficiar todos.
- Ser vegetariano por uma questão de ética
Adotar as práticas do vegetarianismo pode ser motivado por questões de ética em relação aos seres vivos e ao planeta. Para abastecer as indústrias que utilizam animais para abate, como cobaias ou como matéria-prima, são abatidos milhares de seres vivos por minuto.
Não consumir carne e até mesmo evitar produtos que beneficiam o sofrimento animal, garante um comportamento ético e contrário à exploração animal diária.
- Adotar o vegetarianismo por uma questão de saúde
Diariamente muitas pessoas são vítimas de doenças que poderiam ser evitadas através de uma alimentação mais saudável. Assim, especialistas associam algumas doenças ao consumo de produtos de origem animal, sendo a carne um dos principais alimentos prejudiciais à saúde.
Algumas doenças associadas ao consumo de carne: diabetes, hipertensão, tipos específicos de cancro, aumento do colesterol, entre outros. Por isso, adotar o vegetarianismo pode preservar a saúde.
- Praticar o vegetarianismo ajuda o meio ambiente
Quando o assunto é a produção de carne, uma estimativa feita pela ONU (Organização das Nações Unidas), aponta que a pecuária é a grande responsável pela erosão do solo e contaminação dos mares. Além disso, o sector é responsável por 14,5% da emissão dos gases que causam efeito estufa.
De acordo com uma pesquisa da Food and Agriculture Organization, para produzir 1 kg de carne são necessários 15 mil litros de água. Já no que se refere à produção de leguminosas, frutas, vegetais e verduras, a quantidade é infinitamente menor.
Portanto, diminuir o consumo de carne e, consequentemente, tornar-se vegetariano ou vegan é uma maneira de contribuir para que o meio ambiente seja preservado. Contribuindo para a vida natural e de todos os seres vivos.
É possível adotar práticas vegetarianas no dia a dia?
Há muitas dúvidas também sobre a rotina de uma pessoa vegetariana e muitos dizem não adotar o hábito por considerarem algo complexo ou incompatível com o dia a dia. No entanto, é possível e muito prático adotar algumas ações e hábitos vegetarianos ao longo da rotina.
No que se refere à cozinha, há uma variedade de ingredientes e pratos com excelente custo-benefício, tornando a dieta mais diversa, nutritiva e saudável. Como opções vegetarianas, há pães, cereais, legumes, doces, hambúrgueres, salgados, ingredientes que substituem proteínas, entre outros.
Em Portugal, há opção de restaurantes vegetarianos como serviços de entregas, como a Cheeky Leeks, que entrega diversos produtos no conforto do teu lar e, em breve, vai inaugurar o seu primeiro restaurante.
Adota práticas vegetarianas com a Cheeky Leeks
A Cheeky Leeks é uma empresa que oferece alimentação saudável e com muito sabor, prezando pela saúde dos clientes e do meio ambiente.
Na Cheeky Leeks é possível encontrar diferentes pratos, com ingredientes de qualidade Perfeitos para que comeces a adotar práticas vegetarianas também na alimentação.
Acede ao menu e faz já o teu pedido.