A batata-doce tem feito parte da alimentação de cada vez mais pessoas, principalmente por se tratar de um alimento rico em nutrientes, além das suas múltiplas possibilidades de preparação, adequando-se assim aos diferentes paladares.
Um dos tipos de preparação mais comum é a batata-doce frita. Esta receita destaca-se pela simplicidade de execução, bem como pelo sabor único deste ingrediente natural.
Para fritar a batata-doce, de maneira adequada, há alguns passos que são essenciais. Descobre como incluir esta receita saborosa na tua alimentação.
Os benefícios da batata-doce para a saúde
Mais do que um alimento saboroso, este tipo de batata pode ser consumido diariamente, sobretudo por se tratar de um ingrediente que traz vários benefícios para a saúde.
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o seu consumo não é bom apenas para os praticantes de desporto ou para quem segue dietas rigorosas. A batata-doce pode ser aproveitada de diferentes formas.
Entre os benefícios da batata-doce, destacam-se a vitamina A e antioxidantes, além de ferro, cálcio, magnésio, manganês, potássio, fibras e proteínas. O alimento é um hidrato de carbono saudável e pode ajudar no cuidado com a saúde.
Tipos de batata-doce
Antes de passarmos à preparação da batata-doce frita, é importante que conheças algumas das principais variações deste tubérculo.
As batatas-doces podem ser adquiridas em mercados, feiras, supermercados ou até mesmo compradas já prontas para serem fritas, tal como a batata comum.
Entre os principais tipos de batata-doce estão as brancas, roxas e alaranjadas, cujas diferenças vão para além das cores. Aprende mais sobre as especificidades dessas batatas:
-
Batata-doce roxa
Possui um sabor mais adocicado, casca roxa, polpa clara e alto teor de fibras. Também é rica em antioxidantes.
-
Batata-doce branca
Conforme o nome indica, ela é mais clara na casca e polpa, quando comparada com as restantes. Possui grandes quantidades de fibras e índice glicémico mais baixo.
-
Batata-doce alaranjada
A sua cor é alaranjada e possui maior riqueza de antioxidantes face aos outros tipos de batata-doce.
Seja qual for a batata escolhida, é possível fritá-la. A execução da receita e de algumas dicas pode ser adaptada às variantes branca, alaranjada e roxa.
Como preparar a batata-doce frita?

Várias receitas realizadas em casa ou restaurantes, utilizam a batata-doce como ingrediente central
Antes de mais nada, escolhe o tipo de batata-doce que queres fritar. Lembra-te que é provável que encontres diferentes tipos de batata-doce no mercado ou no supermercado.
Uma boa dica é utilizar a batata-doce roxa: a sua consistência mais firme pode facilitar o processo de corte, preparação e fritura.
Confere a receita abaixo:
Ingredientes
- 1 kg de batata-doce.
- 600 ml de óleo ou azeite.
- Sal a gosto.
Modo de preparação
- Lava bem as batatas.
- Coze as batatas em água e sal.
- Escorre as batatas e deixa-as arrefecer no frigorífico por duas horas.
- Descasca as batatas ou, se preferires, deixa resquícios da casca.
- Corta as batatas em rodelas finas ou em formato de tiras.
- Aquece bem o óleo numa panela funda.
- Tira as batatas do frigorífico.
- Coloca as batatas a fritar, no óleo quente, até que fiquem douradas.
- Após retirar as batatas fritas da panela, deixa-as por cerca de 2 minutos em papel absorvente.
- Tempera com sal a gosto ou outros temperos da tua preferência.
- Serve quente.
Cheeky Leeks: batata-doce frita nas tuas refeições
A Cheeky Leeks é uma empresa que oferece alimentação saudável e com muito sabor, prezando a saúde dos clientes e o meio ambiente. Todos os produtos são produzidos com ingredientes 100% de origem vegetal.
Para adquirir batata-doce frita, consulta o menu da Cheeky Leeks e confere as opções de hambúrgueres vegetarianos feitos com os melhores ingredientes.