Os alimentos que consumimos, sejam eles de origem vegetal ou animal, têm impacto sobre o meio ambiente. Por isso, a produção e o consumo requerem certos cuidados. Procurar uma alimentação sustentável ajuda o planeta, além de proteger as próximas gerações.
Um hábito que pode prejudicar o desenvolvimento mundial é o desperdício de alimentos. Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 17% da comida produzida em 2019, a nível global, foi para o lixo, o que representa 931 toneladas de alimentos.
Refletindo sobre esse cenário, é importante colocar em prática uma alimentação equilibrada e sustentável. Mas que alimentos devemos incluir na dieta para reduzir o impacto na natureza? Elaborámos uma lista com as principais opções que podes adicionar no teu dia-a-dia. Continuar a ler!

Os alimentos que consumimos, sejam eles de origem vegetal ou animal, têm impacto sobre o meio ambiente.
Quais alimentos incluir nas refeições diárias?
Antes de falarmos sobre as opções que integram uma alimentação sustentável, é importante reforçar que os cuidados iniciais na produção dos alimentos devem dar prioridade a uma produção biológica ou de proteção integrada, sem a adição de pesticidas e outros componentes químicos.
Alguns elementos adicionados à produção agrícola acabam por prejudicar o solo, além de alterarem os nutrientes presentes nos alimentos. Por isso, o consumo sustentável começa pela escolha de frutas e legumes produzidos de forma biológica.
A produção de gado também afeta o meio ambiente. Isto porque a pastagem do animal depende de áreas amplas que, muitas vezes, são abertas pelo desfloramento. Neste caso, vale a pena repensar sobre a origem e a frequência de consumo de determinados alimentos que escolhemos.
Descobre as opções à tua disposição para teres uma alimentação sustentável e saudável!
1. Hambúrguer vegetariano

Hambúrguer vegetariano é ótima alternativa de alimentação sustentável.
O hambúrguer vegetariano é uma alternativa para quem não quer consumir produtos com carne animal e procura uma alimentação sustentável. Estes hambúrgueres podem ser feitos com legumes e grãos, em vez de carne. O sabor fica incrível e ainda por cima é saudável.
A carne vermelha que compõem os hambúrgueres tradicionais não é a melhor opção para quem procura uma dieta sustentável. A produção do gado gera, muitas vezes, um impacto ambiental bastante negativo a longo prazo.
Na Cheeky Leeks, encontras os melhores e mais saborosos hambúrgueres vegetarianos de Portugal. Eles são feitos com ingredientes selecionados e sem carne animal. Usamos leguminosas secas a granel, demolhadas por nós e cozinhadas por nós. Não usamos leguminosas enlatadas!! Podes encomendar pelas aplicações de entregas habituais e receber uma refeição feita na hora em tua casa.
Conhece o menu Cheeky Leeks e faz o teu pedido!
2. Alimentos biológicos
A produção biológica é uma forma de investir em alimentos sustentáveis. As frutas e legumes são cultivados sem pesticidas e outros elementos químicos. Desse modo, não há impactos negativos no meio ambiente.
Os insecticidas e pesticidas utilizados por alguns agricultores para potenciar o desenvolvimento das culturas e deixá-los com boa aparência, podem afetar o seu valor nutritivo.
Portanto, na hora de escolher os produtos num supermercado, verifica a origem e investe numa alimentação com opções biológicas ou proveniente de produtores locais.
3. Grãos e cereais
Os grãos e cereais são fundamentais em qualquer dieta. São ricos em fibras e ajudam no correto funcionamento do organismo. Além disso, podem ser consumidos em diferentes refeições, tal como a granola e a aveia, frequentemente incluídas no pequeno-almoço.
O grão-de-bico é uma das opções mais populares em Portugal. Pode ser consumido em almoços e jantares, como acompanhamento e até como sobremesa. Esta opção é rica em fibras e minerais, e também contribui para uma dieta mais saudável e equilibrada.
Qual a importância de uma alimentação sustentável?
Os pilares de uma alimentação sustentável são a promoção do bem-estar social e a inclusão de componentes naturais. Esta é feita a partir do consumo consciente e responsável dos recursos disponíveis. O impacto no meio ambiente é sempre tido em conta durante toda a produção.
Os vegetais e a proteína animal fazem parte das refeições em todo o mundo. Quando as empresas estão preocupadas apenas com a extração dos alimentos, sem considerar o seu impacto ambiental, acabam por prejudicar o meio ambiente.
Atualmente as alterações climáticas e o impacto da produção alimentar são avaliados por várias empresas em vários pontos do Mundo. No entanto, as ações corretivas ainda são reduzidas quando comparadas com os níveis de produção atuais. É uma das razões para estarmos atentos à alimentação, e à forma como adquirimos os nossos alimentos.
Adotar políticas sérias sobre sustentabilidade contribui para a utilização correta dos recursos naturais e melhora a preservação do meio ambiente. Contudo, investir numa alimentação sustentável é uma forma de ajudar as próximas gerações.
Leia também: Como manter uma alimentação saudável no dia-a-dia?
Siga também o nosso Instagram e acompanhe as novidades.