O número de pessoas que declara ser adepta de culinária vegana tem crescido nos últimos anos, tal como a curiosidade de muitas outras. Sabias que os termos relacionados com o veganismo tiveram, segundo o Google, um aumento de 50% em 2020/2021?
Os motivos para milhares de adeptos se conectarem ao estilo de vida vegano estão diretamente relacionados com os seus pilares: saúde, sustentabilidade, respeito pelos animais e meio ambiente.
Culinária vegana e seus benefícios
As escolhas pessoais da comunidade vegana não passam apenas por excluir a carne da alimentação, mas também evitar roupas, sapatos, produtos de lã e tudo que se submete aos maus-tratos de animais.
Entre os benefícios do veganismo estão:
- Perda de peso;
- Controlo de doenças crónicas (obesidade, hipertensão e diabetes);
- Bom funcionamento do sistema digestivo;
- Fortalecimento do sistema imunitário;
- E muitos mais!
A culinária vegana traz inúmeros benefícios para a saúde
Neste artigo, vamos aprofundar os principais assuntos da culinária vegana. Se tens dúvidas e queres saber mais, continua a leitura!
Culinária vegana: o que é?
Veganismo é um estilo de vida em ascensão, que vai muito além de não comer carne. Na verdade, essa filosofia é muito mais que uma opção alimentar, trata-se de um conceito que estabelece que, para viver, o ser humano não precisa explorar a vida animal.
Por isso, a alimentação vegana exclui o sacrifício animal da sua rotina. Carne, ovos, mel, leite e os seus derivados não fazem parte das opções veganas.
Basicamente, a alimentação é feita, exclusivamente, a partir de vegetais, como, por exemplo:
- Diferentes tipos de grãos;
- Sementes;
- Leguminosas;
- Legumes;
- Frutas.
As proteínas presentes na culinária vegana

Alguns alimentos são essenciais para uma alimentação vegana de qualidade
Uma dúvida muito comum tem a ver com a substituição das proteínas na dieta vegana. Vale a pena destacar que os alimentos de origem animal são ricos neste macronutriente, porém não são as únicas fontes.
Muitos vegetais conseguem suprir as necessidades e o equilíbrio que o organismo precisa para manter o bom funcionamento.
De seguida, apresentamos uma lista com sete alimentos que são fontes de proteína vegana, confere!
- Amêndoa
A amêndoa pode ser considerada uma grande aliada para saciedade, além de ser uma ótima opção nos intervalos das refeições. A quantidade de proteínas deste alimento é de 21,1g por cada 100g.
- Grão-de-bico
Uma porção de grão-de-bico (100g) tem até 15g de proteína. Na onda crescente do veganismo e vegetarianismo, esta leguminosa tem ganho grande destaque em várias receitas.
- Amendoim
O amendoim também é uma oleaginosa que contém grandes quantidades de proteína: são 26g por cada 100g. Mas o seu consumo deve ser controlado, devido à sua elevada quantidade de gordura.
- Lentilhas
As lentilhas são ótimas para fazer sopas e cozidos porque a sua preparação é fácil de fazer. Esta leguminosa contém 9,1g de proteínas por cada 100g.
- Abacate
O abacate é uma excelente fonte de potássio, vitamina A e vitamina C, além de ser a fruta com maior teor de proteínas: uma média de 2 g de proteínas por cada 100g.
- Feijão
O feijão é uma leguminosa com grande valor nutricional; contém 23g de proteínas por cada 100g.
- Semente de Chia
As Sementes de Chia estão cheias de nutrientes: contém fibras, gorduras saudáveis, magnésio, fósforo e cálcio, e contém 17g de proteínas por cada 100g.
Vê também: Como manter uma alimentação saudável no quotidiano
Culinária vegana: é possível substituir tudo?
Se já decidiste e queres adotar uma dieta vegana (ou apenas tens curiosidade em conhecer a diversidade de sabores que a natureza oferece), mas ainda tens dúvidas sobre o que escolher, não te preocupes.
Há quem diga que restringir a dieta vai resultar em deficiências nutricionais. No entanto, esse é um processo de transição. Além de excluir a carne da alimentação, é também preciso fazer algumas substituições, nomeadamente adicionando à tua rotina comidas na sua versão mais saudável.
Existem opções no mercado alimentar que já são segmentadas para o veganismo. Leite de coco, por exemplo, é um substituto do leite de vaca.
Pesquisa pelas alternativas e benefícios que o mundo vegano oferece. Para te ajudar, deixamos abaixo uma dica super especial. Confere!
Conhece o Hambúrguer Vegetariano

Na Cheeky Leeks você encontra opções de comida vegana em Portugal
Feito de forma artesanal, utiliza alimentos de origem vegetal, como feijão, ervilha, beterraba, grão-de-bico, entre outros. Queres conhecer os sabores da natureza? Começa pelos hambúrgueres vegetarianos: são nutritivos, saudáveis e deliciosos!
Queres saber mais sobre esta novidade? Conhece a Cheeky Leeks, a melhor hamburgueria vegetariana de Portugal. Receitas veganas 100% naturais, ingredientes frescos, sem produtos animais e muito saborosos. Os nossos Burgers são 100% veganos.
Entregamos à porta de tua casa. Conhece o nosso menu e pede já o teu!
Queremos saber: és vegano ou estás a pensar em mudar o teu estilo de alimentação? Comenta a tua experiência abaixo.