O consumo de carne tem grandes impactos ambientais. Entre eles estão:
- O desmatamento causado pela criação de gado e pelo aumento da produção da soja para o alimentar.
- A escassez de água está a aumentar, devido ao seu uso, muitas vezes desnecessário, para a produção pecuária e para o abate.
- A contaminação do solo também tem ficado mais grave, porque neles são implantados agrotóxicos e outras substâncias para serem ingeridas pelo gado.
- Entre muitos outros.
Descobre mais sobre estes impactos ambientais lendo este artigo.
Prejuízos do consumo de carne para o meio ambiente

O consumo de carne pode causar inúmeros prejuízos para o meio ambiente.
Além do aumento da emissão de gases, o aumento do consumo de carne acelera o processo de redução das florestas que, por sua vez, são responsáveis pela retenção de carbono.
Existem estudos que apontam que os países do ocidente devem reduzir 90% do consumo de carne para controlar o aquecimento global.
Além disso, ao consumir carne, deve-se ter em mente que essa ação gerará consequências culturais, morais, sociais, além de impactos como o custo ambiental, que não é adicionado ao preço das carnes. Este custo também não inclui os tratamentos de saúde, infraestrutura e saneamento para suprir os danos que são causados à agropecuária.
Desta forma, a indústria da carne expande-se levando consigo o desmatamento, a contaminação e o desperdício de água e energia, além de poluir o ar e esgotar os solos.
Lê também: Por que o vegetarianismo se tem tornado popular?
A escassez da água e o consumo da carne
Segundo estudos realizados pela revista Plos One, a escassez de água já afeta mais de 2,7 mil milhões de pessoas por mês a cada ano.
Além da água consumida todos os dias pela indústria agropecuária, ainda há o problema da contaminação ser um risco iminente.
O consumo de carne e a emissão de gases poluentes

O consumo de carne afeta diretamente a emissão de gases poluentes.
A produção de carne é responsável pela emissão de gases poluentes e aumenta muito os efeitos do aquecimento global. Além disso, se não refletirmos sobre os limites da produção, a preservação das nossas florestas sofrerá as consequências, como já está a acontecer com os mpactos ambientais.
Segundo estudos realizados pelo Greenpeace, a produção de carne emite o mesmo volume de Gases do Efeito Estufa (GEEs) que os carros, camiões e navios de todo o mundo.
Lê também: Os 10 benefícios da comida vegetariana
Qual a importância da diminuição do consumo de carne para a sustentabilidade?
A alimentação está estritamente ligada à sustentabilidade, e existem dados para provar este facto. Segundo um estudo feito pelo Instituto Nacional de Estatística, em 2020, cada pessoa consome em média 20,8 quilos de carne bovina anualmente, em Portugal. De acordo com a mesma pesquisa, o consumo de carne de porco e derivados atinge os 41,4 quilos por ano.
Como o veganismo e o vegetarianismo podem ajudar?

Sendo vegetariano ou vegano, você contribui para o planeta, diminuindo o consumo de carne.
O vegetarianismo exclui qualquer tipo de carne da dieta, seja ela de vaca, porco, frango, ou outras. Mas os vegetarianos consomem produtos de origem animal como ovos, leite e os seus derivados.
Já os veganos não consomem nenhum produto de origem animal, seja na alimentação ou mesmo na roupa. Ambos os grupos podem ajudar no sentido de diminuir o consumo de carne.
Então, como diminuir o consumo de carne?
Sabemos que reduzir o consumo de carne, em vez de o terminar em absoluto, é uma opção viável, que se encaixa na rotina da maioria das pessoas. Entretanto, precisamos saber como substituí-la de maneira saudável e correta, para evitar a falta de nutrientes.
Exemplos de grãos com um alto teor proteico, que podem substituir o consumo de carne vermelha, bem como a de aves são:
- as lentilhas;
- as ervilhas;
- os feijões.
Quando são consumidos com arroz, milho ou quinoa, por exemplo, substituem a proteína animal.
Aliados a isso, as verduras, os legumes e os vegetais em geral são muito importantes para uma refeição equilibrada. A couve e o espinafre, por exemplo, são alimentos ricos em ferro, que é muito importante quando se pensa em substituir a carne.
4 impactos ambientais positivos no meio ambiente da diminuição do consumo de carne
Agora que já descrevemos os impactos ambientais negativos de consumir carne para o meio ambiente, vamos agora aos positivos de evitar o seu consumo.
Em apenas um dia sem carne, tu:
- Poupas 24 m² de terras.
- Deixas de emitir 11 kg de CO².
- Poupas 8 kg de grãos.
- Economizas 60 litros de água vinda dos reservatórios de água doce.
Se num dia, conseguimos todos esses benefícios, imagina num mês, ou mesmo num ano?
Experimenta mudar! Experimenta Cheeky Leeks!
Somos 100% veggie! Temos uma variedade de hambúrgueres vegetarianos feitos com ingredientes orgânicos e fresquinhos para serem entregues à porta de tua casa. Visita agora mesmo o nosso site e acede ao nosso menu para conhecer as nossas delícias. Join the Clan!