O consumo de pão integral agrada a muitos consumidores, principalmente por se tratar de uma alternativa aos pães comuns que, por sua vez, são fabricados com farinha branca.
Alguns estudos mostram que o pão integral é mais saudável em comparação com outros pães, fazendo com que este seja uma excelente opção para adicionar à tua dieta.
Quem deseja controlar o peso, ou realizar dietas por razões de saúde e/ou emagrecimento, pergunta-se muitas vezes se o uso deste pão pode auxiliar no processo.
A razão para a dúvida é, justamente, por se tratar de um alimento rico em hidratos de carbono que, na maioria das vezes, é visto como vilão quando o assunto é a perda de peso.
A composição do pão integral
O pão integral é constituído por farinha de trigo integral, que deve existir em maior quantidade na receita base, sendo o ingrediente predominante na massa.
Além disso, possui farelo de trigo e fibra de trigo, ingredientes que fazem a diferença para a nutrição e para o bom funcionamento do organismo.
Por estas razões, este tipo de pão é uma opção nutritiva e saudável para ser consumido diariamente, tal como ao pequeno-almoço, lanches, como acompanhamento de algumas refeições e diversas receitas.
Principais benefícios do pão integral para a saúde

O pão integral é uma alternativa saudável para o consumo de hidratos de carbono
Entre os benefícios do pão integral para a saúde estão os nutrientes presentes no alimento, com destaque especial para o nível de hidratos de carbono deste tipo específico de pão, que fornece mais energia para a execução das atividades diárias.
Por conseguinte, a presença de fibras ajuda no controlo do colesterol e da glicemia, sendo um alimento que pode auxiliar na prevenção e tratamento de doenças relacionadas.
Vale a pena também destacar que o pão integral auxilia na manutenção da saúde do coração, já que as fibras alimentares ajudam no bom funcionamento do sistema cardiovascular.
Além disso, as fibras alimentares presentes no pão ajudam a melhorar a saúde intestinal.
Como escolher o pão integral?
No momento da escolha e compra do pão integral, geralmente as pessoas deixam-se levar apenas pela embalagem do produto, acabando por escolher o pão que tenha a indicação de “integral” no rótulo.
Contudo, além da embalagem, um factor de grande importância na escolha do pão verdadeiramente integral é verificar quais os ingredientes que compõem o produto, bem como as informações nutricionais.
Uma dica importante é, primeiro avaliar na lista de ingredientes se a farinha integral é o primeiro ingrediente, pois a ordem dos ingredientes faz diferença em relação ao seu peso relativo no alimento.
Outro ponto importante que merece a nossa atenção é, que algumas embalagens de pães integrais utilizam a indicação de que a farinha é 100% integral.
Como e porquê utilizar o pão integral na culinária?
O pão integral é também consumido em diferentes pratos e como acompanhamento de algumas refeições. Trata-se de uma opção saudável, saborosa e versátil quando o assunto é culinária.
Nesse sentido, o pão integral pode ser utilizado como acompanhamento para sopas, na elaboração de lanches quentes ou frios ou servido num prato à parte.
Outra opção, e que torna desta vez o pão o “protagonista” do prato é a famosa receita italiana de bruschetta, que pode ser servida como entrada ou até mesmo como prato principal para refeições rápidas.
Seja ao pequeno-almoço e/ou almoço, utilizar o pão integral para substituir o pão branco em diferentes refeições, pode ser um excelente começo para uma dieta mais rica nutricionalmente e saudável.
O uso do pão integral na dieta

O consumo de pão integral, no dia-a-dia, é uma excelente opção para uma dieta mais saudável
Convém lembrar que, quando falamos de dieta, não falamos apenas de perda de peso, mas também de algo que nos permite cuidar da saúde em termos gerais.
Dessa forma, a realização de dietas pode ser recomendada, por exemplo, para perda de peso, prevenção de problemas relacionados com colesterol, diabetes, manutenção da saúde cardiovascular, saúde intestinal, entre outros.
Assim, o consumo do pão integral pode ajudar e muito, a prevenir doenças ou auxiliar no cuidado relacionado com determinados diagnósticos. Portanto, é uma opção para todas as pessoas no cuidado com a saúde.
Comprovadamente, o pão integral é mais saudável se comparado com o pão branco, já que a sua composição possui ingredientes que combinam nutrientes e vitaminas, que beneficiam o organismo.
O pão integral possui uma maior quantidade de fibras, o que ajuda a regular o intestino, algo fundamental para a dieta. Outro ponto importante é a quantidade de calorias, que é bem menor em relação aos pães comuns encontrados no mercado.
Em relação às vitaminas, o pão integral possui vitaminas B1, B2 e E. Já entre os minerais, destacam-se o fósforo, cálcio e potássio. O uso da farinha integral também possibilita uma menor concentração de glicose.
Para além disso, o pão integral mantém a sensação de saciedade por muito mais tempo, evitando assim que se coma em excesso, garantindo uma alimentação mais equilibrada.
Comparada com a composição do pão branco, o pão integral é a opção mais nutritiva e saudável para uma dieta de qualidade.
Aprenda a preparar uma receita fácil de pão integral
O pão integral pode ser preparado em casa. É uma receita prática, fácil e pode ser incrementada com diferentes frutos, sementes, entre outros.
Confere:
Receita do pão integral tradicional
- 2 tabletes de fermento biológico seco
- 1 chávena (chá) de água morna
- 2 chávenas (chá) de farinha de trigo integral
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavado
- 1 chávena (chá) de farinha de trigo
- Óleo para untar
Modo de preparação do pão integral tradicional
- Organiza e pesa todos os ingredientes antes de começar a receita, bem como os recipientes e medidores.
- Utiliza uma tigela para dissolver o fermento biológico em água morna.
- Na mesma tigela, acrescenta a farinha integral e mistura muito bem até ficar homogéneo.
- Posteriormente, tapa com um pano e deixa descansar por uma hora.
- Após o tempo de descanso, acrescenta o azeite, sal, açúcar e as farinhas. Mexe bem até a massa descolar da tigela e, se necessário, acrescenta mais farinha.
- Tapa novamente e deixa descansar por mais uma hora.
- Após o tempo de descanso da massa, divide ambas em duas formas untadas. Deixa descansar por mais 30 minutos.
- Pré-aquece o forno a uma temperatura média, coloca no seu interior a massa, e deixa cozer durante 50 minutos e vai vigiando. O ideal é que os pães fiquem dourados. Verifica também como a massa crescerá durante o tempo no forno.
- Retira do forno, verifica se o pão ficou bem dourado e deixa arrefecer.
- Desenforma os pães e estão prontos a servir!
Cheeky Leeks: lanches com pão integral
A Cheeky Leeks é uma empresa que preza a saúde dos clientes e se preocupa com o meio ambiente. Todos os produtos são produzidos com ingredientes 100% de origem vegetal.