Obter uma alimentação nutritiva e saborosa é possível através do consumo de comida vegetariana. Este tipo de alimentação mostra-nos que é possível abdicar da carne e, mesmo assim, ter uma dieta diversificada e nutritiva, ao mesmo tempo que se cuida da própria saúde e do meio ambiente.
Cada vez mais popular entre vegetarianos e não vegetarianos, a culinária sem qualquer tipo de carne integra o menu de vários restaurantes e estabelecimentos de fast food. Trata-se de uma alimentação recheada de sabor e diversidade.
Sabe mais sobre os benefícios da comida vegetariana!
O que é comida vegetariana?
Surgem sempre muitas questões e também alguns mitos em relação à alimentação vegetariana, pois a ausência de carne é associada diretamente ao vegetarianismo, mas há muito mais nesta alimentação do que simplesmente a ausência do consumo de carne.
Como referido, a comida vegetariana vai além da exclusão dos diferentes tipos de carne na alimentação. Trata-se de uma dieta baseada em produtos de origem 100% vegetal, em todas as refeições.
Nesse sentido, a comida vegetariana inclui diferentes pratos e uma grande variedade de alimentos, tais como saladas, hambúrgueres, frutas, legumes, massas, bolos, tortas, pães, alimentos fritos ou assados, entre outros.
A comida vegetariana para os diferentes tipos de vegetarianos

Há diferentes tipos de vegetarianismo, cujas dietas podem variar um pouco
Além da diversidade do menu, quando se fala em comida vegetariana é importante mencionar os diferentes tipos de vegetarianismo. A maioria das pessoas consegue adaptar com relativa facilidade a sua dieta à rotina e preferências gastronómicas, tornando a alimentação mais diversificada, mais do que se imagina.
Convém por isso salientar as diferenças entre os seguintes tipos de vegetarianismo:
- Veganos: pessoas que seguem uma dieta sem qualquer alimento de origem animal, incluindo alimentos como os laticínios, ovos, mel, entre outros;
- Ovolactovegetarianos: pessoas que não comem carnes de nenhum tipo, mas consomem alimentos de origem animal, tais como leite, queijo, manteiga e afins;
- Pesco-vegetarianos: não comem carne vermelha, no entanto consomem peixe algumas vezes ao longo do mês ou semana;
- Semi-vegetarianos: consomem uma quantidade muito pequena de carne, pelo menos uma vez ao mês, e peixes de vez em quando.
Como iniciar uma alimentação baseada em comida vegetariana?
Para quem deseja seguir uma alimentação vegetariana, não há qualquer problema em iniciar-se aos poucos com alguns alimentos na dieta. Existe uma variedade de itens e receitas saborosas que podem auxiliar nesse processo.
Convém lembrar que o vegetarianismo traz benefícios para a saúde, além de ter um impacto positivo no meio ambiente.
Por isso, uma mudança na alimentação pode ser alcançada com mudanças simples ao longo da semana.
Como adequar a comida vegetariana à rotina?

Os pratos vegetarianos podem ser inseridos na rotina alimentar de forma prática
Quem deseja dar o primeiro passo para se tornar vegetariano pode começar da seguinte maneira: deixar de comer carne pelo menos um dia da semana, e depois aumentar o número de dias sem carne.
Ao fazer uma transição gradual, podes começar por tirar alguns tipos de carne da alimentação, até conseguires parar o consumo por completo. Para facilitar, a carne vermelha pode ser a primeira a ser excluída, para que a alimentação seja baseada apenas no consumo de peixe ou aves.
Na alimentação diária, os vegetais orgânicos e a diversidade de frutas podem ajudar de maneira considerável. Itens como soja, grão-de-bico, batata doce, couve-flor e banana, por exemplo, podem ser combinados em diferentes pratos.
Além dos vegetais, pode-se investir em receitas vegetarianas com ingredientes já utilizados no dia-a-dia, tais como molho de tomate, queijo parmesão, sal e pimenta do reino, frutas, legumes, e assim por diante.
Os objetivos de inserir a comida vegetariana na dieta
A popularização do vegetarianismo avivou a discussão sobre os benefícios deste tipo de alimentação, para além da questão do consumo excessivo de carne. A dieta vegetariana faz diferença na alimentação, como já foi comprovado múltiplas vezes, e pode ser facilmente adequada aos paladares e necessidades nutricionais de diferentes pessoas.
Entre os motivos que levam as pessoas a tornarem-se vegetarianas, ou a diminuir o consumo de carne, está o respeito pelos animais e a consciência e cuidado com o meio ambiente.
Contudo, é importante mencionar que muitos adeptos do vegetarianismo, são-no em função dos benefícios para a saúde, uma vez que a alimentação faz toda a diferença na prevenção e tratamento de doenças.
Uma alimentação à base de vegetais pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e excesso de colesterol, entre outras doenças.
10 benefícios da comida vegetariana
- Redução do risco de diabetes: estudos demonstram que a alimentação vegetariana pode auxiliar na prevenção de diabetes tipo 2, além de auxiliar também os pacientes que convivem com a doença diariamente. Portanto, uma alimentação sem consumo de carne pode auxiliar no tratamento dessa doença, cada vez mais comum.
- Controlo do peso: o consumo de alimentos de origem vegetal e, consequentemente, o menor consumo de carne ou a redução na alimentação, pode auxiliar as pessoas que querem controlar o peso corporal, além de as ajudar a construir uma dieta mais saudável para o dia-a-dia.
- Funcionamento do intestino: os alimentos ricos em nutrientes e fibras podem ajudar no bom funcionamento do intestino, o que ajuda a saúde como um todo. Portanto, está comprovado que a dieta vegetariana é capaz de auxiliar pessoas que possuem problemas intestinais e prevenir o aparecimento de distúrbios relacionados.
- Melhor custo-benefício na alimentação: há vários mitos sobre a comida vegetariana, como por exemplo ser mais cara ou, as receitas não serem simples de fazer. Contudo, a realidade é bem diferente, pois a alimentação vegetariana possui um excelente custo-benefício, uma vez que os vegetais e alimentos de origem vegetal são mais baratos quando comparados com a carne, por exemplo.
- Prevenção do cancro: especialistas apontam que a alimentação baseada em comida vegetariana é responsável por reduzir o risco do aparecimento de alguns tipos de cancro. Neste sentido, adotar uma dieta com um menor consumo de carne ou retirar as proteínas animais da alimentação pode trazer benefícios para as pessoas que querem prevenir o aparecimento da doença.
- Longevidade: estudos recentes demonstraram que os vegetarianos estritos, ou seja, que eliminaram o consumo de carne do menu, aumentam a longevidade da sua saúde e o bom funcionamento do organismo.
- Saúde cardiovascular: atualmente, nota-se um crescimento das doenças cardiovasculares e da ocorrência de mortes relacionadas com a saúde do coração. Grande parte dessa tendência está relacionada com a alimentação, na qual o consumo de proteína animal em excesso pode ter um grande impacto. Um estudo recente da Universidade de Oxford menciona que os vegetarianos reduzem em cerca de 50% das hipóteses de desenvolverem doenças cardiovasculares.
- Cuidado com o meio ambiente: quando o assunto é produção de carne, sobretudo a carne vermelha, os prejuízos para o meio ambiente são enormes. Portanto, reduzir o consumo de carne é também colaborar com um mundo mais sustentável.
- Controlo do colesterol: o aumento de colesterol é associado, muitas vezes, apenas ao consumo de frituras e alimentos processados, mas na verdade, a alimentação carnívora também é responsável pelo aumento do colesterol, devido à presença de gorduras saturadas nos produtos de origem animal. Assim, uma dieta vegetariana é capaz de eliminar uma das principais fontes de colesterol da dieta, proporcionando mais saúde e bem-estar.
- Maior diversidade de alimentos nas refeições: para as pessoas que preparam as suas próprias refeições, muitas vezes o consumo de carne não permite uma grande variedade da alimentação, o que prejudica a nutrição e o bom aproveitamento das substâncias necessárias para a saúde. Optar por uma dieta vegetariana permite uma maior diversidade de alimentos no prato, uma vez que combina diferentes tipos de leguminosas, sementes, legumes, frutas, entre outros ingredientes.
Cheeky Leeks e a comida vegetariana
Na Cheeky Leeks é possível encontrar diferentes pratos vegetarianos, entregues à porta de tua casa.
A alimentação pode ser mais saudável e saborosa, por isso a Cheeky Leeks conta com ingredientes frescos e de qualidade.
Acede ao menu e confere as opções de comida vegetariana.