As dietas veganas e/ou vegetarianas têm nos cogumelos comestíveis uma ótima fonte de proteínas. Além de serem extremamente saborosos, os cogumelos contêm outros nutrientes diversificados (como vitaminas do complexo B e fibras), ajudam no controlo do colesterol e têm um baixo teor de gordura e calorias.
No entanto, também existem tipos de cogumelos que não são indicados para o nosso consumo por serem alucinógenicos ou venenosos. Por isso, devemos ter cuidado e comprar os cogumelos em estabelecimentos próprios, como supermercado ou mercados bem estabelecidos, e não apanhar cogumelos diretamente na natureza, para não correr nenhum risco de saúde desnecessário.
Vamos abordar as características dos cogumelos mais populares e mais utilizados na culinária portuguesa e do resto do mundo. Aproveita a leitura!
LÊ TAMBÉM: Cogumelos: é perigoso comer e como incluir na alimentação?

As dietas veganas e/ou vegetarianas têm nos cogumelos comestíveis uma boa fonte de proteínas.
Quais são os cogumelos comestíveis mais populares?
Estes alimentos versáteis podem ser usados em vários tipos de pratos do dia-a-dia, com inúmeras combinações de sabores e particularidades na cor, formato, tamanho e textura.
- Champignon (ou Paris)
Provavelmente o cogumelo comestível mais conhecido de todos, o champignon tem um sabor suave, e pode ser consumido fresco ou em conserva. É rico em fibras, o que ajuda no funcionamento dos intestinos.
- Shimeji
É um tipo de cogumelo com sabor mais marcante, muito consumido na China e noutras culinárias asiáticas. Rico em vitaminas, fibras e minerais, pode ajudar no controlo de doenças crónicas, pressão arterial, colestrol e prevenção do cancro.
- Shiitake
Também é frequente na culinária oriental pelo seu sabor peculiar, principalmente em sopas, molhos e como acompanhamento. Ajuda a regular a pressão arterial e o colesterol, além de ser um ótimo afrodisíaco natural.
- Portobello
É uma versão mais madura do cogumelo Paris (champignon) e tem uma textura que se assemelha à da carne, um pouco mais firme, ideal para ocupar o lugar da proteína animal. Também potencia o funcionamento do sistema imunológico.
- Hiratake
Tem um formato parecido com uma ostra, um sabor delicado e uma grande quantidade de fibras e vitamina B2.
- Cantarelo
Tem tons amarelos, por isso também é conhecido como cogumelo canário, possui um aroma suave e é comum nalgumas culinárias europeias.

Os cogumelos comestíveis podem ser usados em vários tipos de pratos do dia-a-dia.
Quais os principais benefícios de incluir cogumelos na alimentação?
No Reino Fungi (grupo de organismos onde se incluem os cogumelos) existem mais de 10 mil variedades de cogumelos, que podem proporcionar-nos diversos benefícios de saúde. Percebe quais são:
- Controlo do peso e do intestino
Talvez umas das principais vantagens de incluir cogumelos na alimentação seja a quantidade de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e que potenciam a sensação de saciedade, fazendo com que comas menos durante o dia e controles melhor a tua alimentação.
- Prevenção de doenças cardíacas e cancro
Os cogumelos possuem um baixo teor de sódio, o que pode ajudar a diminuir a pressão arterial, além de serem ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo possíveis enfartes e o desenvolvimento de cancro e doenças crónicas.
- Ajuda no controlo da ansiedade
Os cogumelos também têm boas quantidades de triptofano e vitamina B5, responsáveis por produzir serotonina, que gera no nosso corpo uma sensação de prazer, bem-estar e relaxamento.
- Fortalece o sistema imunológico
O selénio (que ajuda na ação contra o cancro), também estimula a produção de linfócito T citotóxico, elemento que atua contra células que possam ameaçar o nosso organismo.
- Previnem a anemia
A prevenção da anemia deve-se à alta concentração de cobre e ferro nos cogumelos. Estas substâncias estão relacionadas com o transporte de oxigénio pelo organismo e intervêm também na produção de glóbulos vermelhos.
Como devo guardar os cogumelos?
A água é uma parte importante da composição dos cogumelos, por isso devemos guardá-los no frigorífico para mantê-los frescos por mais tempo, de preferência nalguma embalagem plástica para que não percam a suculência. O tempo de conservação pode variar de acordo com o tipo de cogumelo, mas no geral vai até aos 10 dias.
Ficaste com água na boca e apetece-te comer algo que inclua cogumelos? No site da Cheeky Leeks focamo-nos na alimentação saudável e lá podes encontrar vários produtos deliciosos com cogumelos, que passam por mãos cuidadosas até chegar à tua mesa!
Visita o site, vê as nossas opções e faz o teu pedido. Acompanhe também as nossas Instagram.