Atualmente, muitas pessoas perguntam-se sobre os motivos que levaram o vegetarianismo a tornar-se tão popular, principalmente em alguns países europeus. Mais do que uma escolha alimentar, trata-se de optar por um estilo de vida que elimina o consumo de carne por questões sociais, contribuindo também para o meio ambiente.
Perante o aumento de veggies por todo mundo, é importante compreender quais são as principais razões que levam as pessoas a fazerem parte deste tão importante movimento. Sabe mais!
Afinal, o que é o vegetarianismo?
É um estilo de vida e está associado às pessoas que não consomem carne, ou seja, proteína animal. Além disso, embora não seja uma regra, alguns adeptos do movimento também diminuem o consumo de alimentos de origem animal.
Desta forma, nas refeições são priorizados os vegetais, frutas, leguminosas, sementes e outros alimentos. É necessário que, ao excluir a proteína animal das refeições, sejam inseridos alimentos com alto teor de proteína, o que é totalmente possível em dietas vegetarianas, tendo em conta a variedade de ingredientes e produtos.

O aumento do vegetarianismo na Europa aponta para um mercado em notável ascensão.
Aumento do vegetarianismo na Europa
Um fenómeno que merece destaque nos últimos anos é o aumento dos adeptos de alimentação vegetariana na Europa, algo nunca visto antes na história. Um estudo, realizado pela AC Nielsen para o Centro Vegetariano, demonstrou que entre o período de 2007 e 2017, o número de pessoas que não consomem carne quadruplicou em Portugal.
Convém mencionar que o crescimento do número de pessoas vegetarianas e veganas na Europa potencializou um mercado promissor para a movimentação da economia nos últimos anos. Na Europa, 14% de todos os novos produtos alimentares lançados em 2015 foram vegetarianos ou veganos. De 2013 a 2015, o lançamento de novos produtos veganos cresceu 150% no continente.
Para muitos especialistas, e até mesmo adeptos ao vegetarianismo, tudo isto se deve à propagação de estudos, pesquisas e ideais sobre os benefícios deste estilo de vida para o meio ambiente, para os animais, para a saúde e para os próprios seres humanos.
Atualmente a adesão ao mundo veggie é muito mais simples, devido à variedade de produtos existentes no sector alimentar que podem substituir os produtos de origem animal, e agradar aos mais diferentes tipos de vegetarianos.
Mercado da alimentação vegetariana
Para acompanhar o aumento do vegetarianismo, o sector alimentar tem investido em produtos que agradam os consumidores vegetarianos e, os consumidores que decidiram apenas diminuir o consumo de carne ou o uso de produtos testados em animais.
De acordo com a Associação Vegetariana Portuguesa, entre 2008 e 2018, o sector cresceu de modo significativo. Falando apenas de Portugal, informações do instituto HappyCow apontam que o mercado de alimentação vegana e vegetariana no país, neste mesmo período, cresceu cerca de 514%.
Ao contrário do que muitos possam imaginar, os produtos foram amplamente consumidos, trazendo assim lucro às empresas que investiram no sector.

Conteúdos sobre os ideais vegetarianos estão disponíveis, sobretudo em redes sociais
A internet e a popularização dos veggie
Um contexto em que se costuma abordar o tema do vegetarianismo é na internet. Com o desenvolvimento de aplicações, redes sociais e novas ferramentas, a sociedade está ligada a nível mundial como nunca.
Por causa disto, existem muitos artigos e informações que divulgam ideias e que abordam os benefícios de optar pelo vegetarianismo; conteúdos em formatos distintos, que ajudam a atingir diferentes públicos, sobretudo os mais jovens, que representam o grande público ligado às redes sociais, principalmente na Europa.
Outro ponto importante trata-se do consumo de alimentos vegetarianos, muito populares entre os mais jovens, que vêem na internet informações, vídeos e conteúdos cada vez mais voltados para a abordagem de temas relacionados com o vegetarianismo, bem como celebridades que aderiram ao movimento e partilham as suas rotinas com o público.
O perfil dos vegetarianos
Em todas as faixas etárias é possível encontrar veggies. Muitas crianças não consomem carne de nenhum tipo, porque as famílias pretendem passar este hábito aos mais novos, por diferentes motivos.
Contudo, o perfil dos vegetarianos nos últimos anos aponta para um público mais jovem: entre os 18 e 24 anos de idade, maioritariamente composto por mulheres. No que diz respeito ao território português, entre as pessoas vegetarianas, 63% desse público é feminino.
Entre os principais motivos que esta população alega para a mudança de hábitos alimentares e a adoção do vegetarianismo estão: a ética em relação ao tratamento dado aos animais pela indústria da carne; a preocupação com o meio ambiente, tendo em conta os impactos do mercado de carne no planeta; a preocupação com a saúde; a possibilidade de adotar uma alimentação mais saudável e sem crueldade para os animais.

Boas dicas de alimentação saudável são as refeições que priorizam os vegetais, frutas, grãos e outros alimentos.
Vegetarianismo e culinária: uma combinação perfeita
Para além das questões ambientais e sociais, o vegetarianismo também demonstra como os ingredientes, receitas e pratos estão diretamente relacionados com o cuidado com a saúde e o planeta.
Assim, com o passar dos anos, a cozinha vegetariana tem ganho cada vez mais adeptos, aumentando assim o número de espaços, serviços de entrega e restaurantes veggies. Um exemplo perfeito é o fast food de comida saudável Cheeky Leeks, presente em Portugal.
A popularização de receitas e ingredientes que podem substituir o consumo de carne, trouxe uma nova perspectiva à gastronomia. Convém destacar também que o conteúdo disponibilizado na internet com receitas vegetarianas e vegan, tornou a percepção do público mais positiva aos alimentos sem carne.
Para os que não conhecem muito sobre vegetarianismo, fica a sensação de que apenas as saladas são as opções existentes. Mas a verdade é que a comida vegetariana é muito vasta, com a possibilidade da preparação de tortas, bolos, pães recheados, hambúrgueres e uma infinidade de pratos, que substituem carne por grão-de-bico, beterraba, batata, entre outros.
Cheeky Leeks: a popularização do vegetarianismo em Portugal
A Cheeky Leeks é uma empresa que oferece alimentação saudável e com muito sabor, prezando sempre a saúde dos clientes e o meio ambiente.
Na Cheeky Leeks é possível encontrar diferentes pratos, com ingredientes de qualidade Perfeitos para vegetarianos e veganos, ou mesmo para ti que procuras diminuir o consumo de carne.
Acede ao menu e faz já o teu pedido!