Muitas pessoas estão a aderir aos principais benefícios do veganismo, que é uma forma de vida que não envolve o consumo de nada que tenha origem animal. O ser humano carrega uma cultura milenar que reforça a necessidade de produtos e alimentos de origem animal para que o estilo de vida seja saudável e, por causa disso, existe algum receio de fazer a transição para uma dieta vegana. Continua a leitura e conhece todos os benefícios do veganismo.
A dieta vegana é rica em nutrientes e tem como base alimentos mais saudáveis, que fazem muito bem ao organismo. Já foi comprovado cientificamente que uma dieta vegana pode gerar inúmeros benefícios para o corpo humano e a alimentação à base de plantas é adequada para todas as fases da vida.
Entre os principais benefícios do veganismo, destacam-se:
1. Riqueza em nutrientes
Muitas pessoas dizem que o veganismo faz mal à saúde por não ter as proteínas que se podem encontrar na carne. Isso é mentira e, quando bem planeada, uma dieta vegana possui todos os nutrientes que o corpo humano precisa. O veganismo não é apenas alface, vai muito além disso.
Ao deixar a carne, ovos, leite e outros produtos de origem animal de lado, o teu organismo acostuma-se a consumir alimentos mais integrais e naturais, que também não prejudicam o meio ambiente.
Os substitutos da carne podem ser ingredientes mais nutritivos, como frutas, legumes, sementes, grãos e muito mais. A dieta vegana fornece mais fibras para o corpo humano e tem uma ação antioxidante.
Além disso, de acordo com alguns estudos, a dieta vegana é mais rica em potássio, magnésio e vitaminas A, C e E.
2. Diminui a concentração de açúcar no sangue
Uma alimentação vegana pode ajudar a controlar a quantidade de açúcar no sangue, já que as pessoas que aderem a esse estilo de vida procuram pratos mais saudáveis e refeições mais naturais.
O número de pessoas com diabetes tipo 2 cresce diariamente no mundo todo, e a alimentação é uma das grandes causadoras disso, especialmente as dietas carnívoras.
Manter uma alimentação vegetariana ou vegana ajuda o organismo a manter-se saudável e, consequentemente, diminui a quantidade de açúcar presente no sangue, impedindo o indivíduo de contrair diabetes e outras doenças graves.
3. É eficaz contra doenças cardíacas
Por ser totalmente natural, a dieta vegana possui níveis muito baixos de colesterol e gorduras saturadas, componentes facilmente encontrados em produtos industrializados. Essas condições podem causar o entupimento de veias e artérias e, consequentemente, levar a um enfarte.
Com uma alimentação vegana, esse risco é diminuído, já que o consumo de sódio cai consideravelmente, e pratos ricos em vitaminas e proteínas vegetais passam a fazer parte do dia-a-dia do indivíduo.
4. Diminui o risco de insuficiência renal
Alguns estudos comprovam que pessoas veganas possuem menos riscos de terem problemas renais, por causa da baixa quantidade de proteína que é consumida pelo indivíduo.
As proteínas de origem animal podem produzir efeitos colaterais no organismo, afetando diretamente o bem-estar das pessoas. As proteínas vegetais são mais saudáveis para o corpo, e ajudam o rim e o fígado a trabalharem de forma mais saudável.
5. Pode diminuir dores causadas pela artrite
A artrite é uma condição que afeta milhões de pessoas no planeta, podendo mesmo causar dores quase insuportáveis. Alguns estudos mostram que uma dieta vegana pode ajudar a aliviar as dores causadas por diferentes tipos de artrite.
Num dos estudos, o paciente que seguiu uma dieta vegana por 6 semanas teve uma melhoria nos seus níveis de energia, além de um alívio dos sintomas, como dor, inchaço nas articulações e rigidez matinal.
6. Pode diminuir a probabilidade de cancro
A dieta vegana pode reduzir o risco de vários cancros. Alguns estudos mostram que comer legumes e alimentos saudáveis regularmente pode reduzir até 18% o risco de cancro , e comer frutas e vegetais frescos todos os dias pode reduzir até 15% o risco de morrer de cancro.
Como as pessoas veganas se alimentam muitas vezes com legumes, verduras e frutas todos os dias, a chance de contrair um cancro tende a ser bem menor. Entre os cancros que se podem tornar menos prováveis para os veganos, está o cancro da próstata, o cancro do colo do útero e o cancro da mama.
Vive uma vida mais saudável
A alimentação é uma parte importantíssima da nossa vida, afinal de contas ela é a base de tudo. Quanto mais alimentos industrializados e ultraprocessados comemos, maior a chance de contrairmos doenças e termos problemas como colesterol alto, diabetes e obesidade.
Uma dieta vegana é uma ótima forma de mudar os hábitos e teres mais energia no teu corpo. Melhorar os hábitos alimentares é uma forma de atingires o teu objetivo de uma vida mais saudável. Além disso, o veganismo ajuda o corpo a ter mais energia para fazer exercícios físicos.
O veganismo é a melhor forma de preservar o meio ambiente. A indústria da carne é responsável pelo abate de mais de 50 milhões de animais por ano, além de lhes causar maus tratos.
Não é porque é vegano que tem que ser mau
Já ouviste falar de hambúrgueres veganos? Pois é, ainda é possível comer as coisas que gostas mesmo sem elas serem de origem animal.
A Cheeky Leeks é uma hamburgueria totalmente vegana, que conta com ingredientes selecionados e preparados com cuidados para levar um sabor excepcional e único para as pessoas. Vem conhecer o nosso menu!
Para saberes mais, acompanha-nos também pelo Instagram!