Veganos e vegetarianos possuem semelhanças, mas também diferenças na alimentação. As diferentes culturas à volta de todo o Mundo possuem costumes que incluem a culinária, mas também propõem estilos de vida específicos.
Quem é vegetariano, por exemplo, procura uma dieta com componentes apenas de origem natural, enquanto os veganos adotam uma vida sem quaisquer alimentos e produtos que agridam animais no processo de produção.
Continua a leitura e percebe onde podes encontrar opções que agradam aos dois grupos.
Vegetarianos e veganos além da culinária
As diferenças entre o veganismo e o vegetarianismo vão muito além da culinária escolhida pelos dois grupos. Quem faz parte de um desses grupos tem um cuidado maior com o impacto dos seres humanos sobre os animais e a natureza como um todo. Vai muito além de dietas para perder peso.
No entanto, esses estilos de vida partilham alguns pontos em comum, no que à alimentação diz respeito. Queres saber mais sobre as distinções entre o vegetarianismo e o veganismo?
O que é que os vegetarianos costumam comer?

A alimentação de vegetarianos e veganos conta com ingredientes variados
As pessoas tendem a pensar que a dieta vegetariana é composta apenas por legumes e verduras, eliminando qualquer outro tipo de alimento. Não é bem assim. Quem é vegetariano costuma comer pizzas, massas, sobremesas, entre muitas outras opções. No entanto, esses pratos precisam ser feitos sem qualquer tipo de carne animal, tais como frango, carne vermelha, peixes e afins.
Diferentes tipos de vegetarianos
Além disso, os vegetarianos dividem-se em diferentes grupos, de acordo com diferentes dietas que integram alimentos específicos. Podes ver abaixo como se dividem os diferentes tipos de vegetarianismo:
- Ovolactovegetarianos: consomem alimentos de origem vegetal, mas também incluem laticínios e ovos na alimentação;
- Lactovegetarianos: incluem legumes, vegetais e leite, mas eliminam o consumo de ovos;
- Ovo-vegetarianos: não consomem carne ou derivados do leite, mas, além de consumir opções de origem vegetal, comem ovos;
- Vegetarianos estritos: não comem carne animal e excluem também alimentos que incluam ovos ou lacticínios.
Quem adota o vegetarianismo pode também consumir alimentos naturais como cereais, grãos, sementes, tubérculos e fruta, utilizada em sobremesas para manter uma dieta diversificada e nutritiva.
Hoje em dia, vários restaurantes e bares já oferecem opções criadas para o público vegetariano. Na Cheeky Leeks, por exemplo, é possível aproveitar os melhores hambúrgueres artesanais de Portugal, sem ingredientes de origem animal ou componentes industrializados. Confere as opções!
Como funciona a dieta vegana?
Em relação à alimentação, os veganos mantêm uma dieta livre de qualquer alimento de origem animal. Ou seja, eles não comem carnes, laticínios, ovos ou mel. No entanto, a abordagem vegana vai além dos hábitos alimentares. Eles não consomem nenhum produto de origem animal ou testado em animais.
Por isso, no momento de comprar roupas, cosméticos, calçados e até consumir produtos culturais, os veganos procuram opções produzidas sem agredir ou explorar animais.
A alimentação da população vegana e vegetariana é feita de forma a eliminar o consumo de carne animal. Por isso, quem integra estes grupos precisa ter uma dieta que inclua os vários nutrientes e vitaminas que estão presentes na carne, nos ovos e no leite, como a vitamina B12.
Este nutriente, também conhecido como Cobalamina, é responsável por melhorar o sono e o fluxo sanguíneo, além de fortalecer os músculos e os ossos do corpo. É por isso fundamental manter uma rotina de cuidados, incluindo consultas com nutricionistas.
Estes profissionais especializados conseguem apresentar dietas e suplementos que conseguem incluir a necessidade desta vitamina no organismo, mantendo o estilo de vida que se deseja colocar em prática.
Onde comprar refeições para veganos e vegetarianos em Portugal?
Como referimos anteriormente, vários restaurantes e cantinas já adotam opções que dão resposta às necessidades de veganos e vegetarianos. Para quem está em Lisboa, a Cheeky Leeks é o melhor lugar para experimentar opções saudáveis e que respeitam o meio ambiente, sobretudo os animais.
Os ingredientes são selecionados e possuem alto padrão de qualidade, oferecendo alimentação saudável e saborosa para todos os tipos de paladares.
Cheeky Leeks e as comidas vegetarianas e veganas
Na nossa cozinha, preparamos os melhores hambúrgueres vegetarianos com ingredientes selecionados e sem qualquer produto industrializado. Entre as nossas opções, está um delicioso hambúrguer feito com grão, quinoa e alho francês – o Cheeky Chic.
Mas não é tudo: utilizamos beterraba e grão para criar o hambúrguer Cheeky Beets, acompanhado por molho pesto, nozes e Garam Masala. Conta também com entradas feitas com pasta de amendoim e maionese vegana (Cheeky Balls) e uma deliciosa opção preparada com algas e polme de milho, com maionese de wasabi (Nori Chips).
Não deixes ainda de experimentar as batatas doce fritas e os sumos naturais produzidos com frutas selecionadas.
Todas as opções do menu da Cheeky Leeks estão disponíveis para entrega ao domicílio, através das principais aplicações especializadas. Se preferires, compra pelo site e levanta no nosso restaurante ou aproveita para comer no nosso espaço.