A quinoa é um alimento que sofreu muitos preconceitos ao longo da história. É uma semente comestível que existe há milhares de anos na América do Sul, sendo a mais antiga de que se tem registo.
Origem da quinoa
Este alimento é originário da região andina, tendo integrado as civilizações que se desenvolveram em redor da cordilheira dos Andres, desde a Colômbia até o deserto de Atacama.
Conhecida como trigo dos incas, este grão, rico em proteínas, fibras e magnésio, era constantemente utilizado como base de refeições para povos indígenas em sopas, pães e bebidas.
Com a chegada da colonização espanhola, este pseudo-cereal passou a ser menos consumido devido às mudanças de hábitos alimentares trazidas pelos colonizadores. A quinoa passou a ser substituída pelo trigo e cevada. Só no século XX é que as características positivas deste alimento começaram a ser redescobertas através de estudos apoiados pelo governo.
Benefícios da quinoa
Mas afinal porque devemos investir neste alimento tão desvalorizado? De acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, a quinoa possui altos níveis de vitaminas e minerais, incluindo:
- Fósforo;
- Cálcio;
- Ferro;
- Potássio;
- Zinco;
- Magnésio;
- Vitaminas do complexo B;
- Vitaminas do complexo E;
- Aminoácidos.
As outras vantagens deste alimento passam pelos seus múltiplos benefícios:
- Fortalecimento muscular, devido à presença de proteína que potencia o desenvolvimento muscular;
- Redução da glicose. Rica em fibras, a quinoa faz com que a glicose seja libertada no sangue de forma mais lenta, evitando picos glicémicos e regulando os níveis de açúcar no sangue;
- Melhoria do sistema imunitário. A quinoa tem vitaminas C e E que atuam no sistema de defesa do organismo, protegendo-o contra doenças;
- Potencia a prevenção de doenças ósseas, em virtude da presença de cálcio, magnésio e fósforo.
Tipos de quinoa
Quinoa Branca – possui o sabor mais delicado e o menor índice calórico, é maior em tamanho e mais macia em relação à quinoa vermelha e à quinoa preta. Possui mais amido, é mais indicada para receitas de pastéis e hambúrgueres.
Quinoa Preta – tem um sabor mais forte e marcante e é mais rígida e tem maior crocância. É indicada para pratos mais cremosos, de forma a criar algum contraste.
Quinoa vermelha – pode ser combinada com frutos secos ou usada em saladas. Possui um sabor semelhante ao das nozes, contém menos gordura e é mais rica em hidratos de carbono, gerando mais energia e resistência.
Como fazer a quinoa
Antes de mais, deves lavar muito bem este grão em água corrente para que seja removida a camada protetora, conhecida como saponina, que possui sabor amargo. Após este processo coloca todas as sementes numa peneira e escorre a água.
Para cozinhar a quinoa, tem atenção à quantidade de água para que o grão não cozinhe por muito tempo. A melhor maneira de cozer bem a quinoa é utilizar uma chávena de quinoa para duas chávenas de água. Tapa a panela e, em seguida, deixa a quinoa cozinhar por 15 minutos.
Após o cozimento retira o excesso de água: o grão deve estar com uma aparência clara, quase transparente. Após a retirada da água, cobre a panela e deixa repousar por 15 minutos. O processo de descanso irá fazer com que o grão fique mais macio e leve.
Formas de consumir quinoa
Já vimos aqui que a quinoa é um grande aliado da saúde, mas de que forma podemos incluir este grão tão rico na nossa alimentação? Podes utilizar a quinoa de várias formas:
- Com iogurte;
- Os flocos de quinoa podem ser utilizados em frutas;
- A farinha e os flocos de quinoa podem ser utilizados em pães, bolos, tortas, biscoitos e hambúrgueres.
A Cheeky Leeks é para ti!
Já te mostrámos como a quinoa é um ótimo ingrediente para adicionares à tua alimentação. Agora que tal adicionares este alimento à tua rotina? A nossa dica para ti é esta: dá uma vista de olhos nas nossas opções de comida.
Acompanha-nos atravé do site e das redes sociais para ficar por dentro de todas as dicas e informações sobre culinária vegana e vegetariana.